Thursday, October 25, 2007

Koulouri e frapê


O pastel de nata e a bica já eram... Para ser franca nunca fui muito fã de pastel de nata (excepção feita aos de Belém quando ainda estão quentinhos, massa estaladiça e creme a borbulhar, açúcar polvilhado brevemente, canela sem pudor...). Na minha opinião, a gratificação sensorial do pastel de nata corriqueiro não compensa minimamente o entupimento de veias que ele provoca! Quanto à bica, quantas são as vezes em que realmente apreciamos uma bica?? Metade das vezes é café de merda, Buondi ou assim, e metade da outra metada vem queimado demais!

Descobri o meu pequeno-almoço maravilha. Koulouri é quase pão. Mas melhor. É quase exclusivamente côdea devido à sua forma redonda e fininha, ligeiramente adocicado com um travinho a canela e coberto de sementes de sésamo torradas. Uma delícia. Prático para comer em andamento, não suja a mão (quanto aos vestígios de sementes no dente já é uma chatice!), não engorda mais que uma carcaça oca e aborrecida e só custa 50c a unidade!
Mas koulouri dá sede. E é aqui que entra o Frapê... Há 1001 formas de frapê, com leite batido, com leite condensado, com whiskey... mas para mim é simples: 2 coffee 1 sugar! Café instantâneo e açúcar misturados com um bocadinho de água da torneira numa máquina de fazer espuma, topped com mais água e pedras de gelo. Um autêntico refresco de café, mata o sono e a necessidade de cafeína mas não deixa a boca seca nem a língua áspera.

Os defensores do pastel de nata e da bica serão muito bem vindoas a Atenas para comprovar com as suas próprias pupilas gustativas a veracidade deste post!

5 comments:

Anonymous said...

Minhas papilas gustativas ja provaram e concordam a 100 por cento!!! Que saudades, yummi!! Aproveitaaaa! Bjs*

Mariana said...

Incrível... consegui não provar nenhum dos dois! Só via o tzatziki à frentee! É coisa para ir aí outra vez?:)bom proveeeito!

L. said...

mmmm.. n sei se troco o mau pastel de nata e a minha bica queimada e mal tirada, em chávena velha e conspurcada.

Mas vou dar uma oportunidade a essas iguarias gregas! :p

McMary, o teu tzatziki está para breve! Já apontei a tua encomenda. :)

***

Leididi said...

Leilaaaaa, filha, tens mais coisas para trazer: leva um frigorifico piqueno para trazeres o frapé, um saco grande para o pão grego e não te esqueças da esponja!!!:D

Anonymous said...

Constrangido a deixar um comentário, vejo-me forçado a sair em força em defesa da honra nacional. Não do pastel de nata e da bica, mas de outras duas instituições que não mencionas e que de certeza fariam boa figura até em atenas: mormente o croissant misto e a meia de leite, em copo de vidro, como convém.
Já para não falar de toda a bolaria espetacular que temos cá, e os compais, santais e outros que tais.
Se ao menos conseguissemos ter o suminho de mandarina também.