



SVERIGE: CLARA OCH LEILA
Foi na Central Station de Estocolmo que se deu o reencontro, não muito emocional porque tive direito a comitiva de recepção: para além da Leila estavam lá a Maika, o Alejandro e o Marcelo, o chileno-sueco. Ainda de mala e antes que me pudesse aperceber realmente do frio, fomos até um irish pub perto de T-Centrallen. Quer dizer, no fundo no fundo, deixámos lá a Maika e o Alex e fomos ao Mc para a Leila comer (há hábitos que não mudam!!). E depois para Lappis, mais precisamente para Forskarbaken 3/314! Foi lindo, a neve a entranhar-se nas rodinhas do bobby, eu numa força sobre-humana, arqueada sob o peso do frio e da mala, caminhando como um pinguim para ver se não me estatelava no chão devido ao gelo no caminho.
O dia de segunda-feira estava fantático. A máxima andava na casa dos 0º ou -1ºC, céu azul e sol. Agora, uma pequena dissertação sobre a luz escandinava... é super-diferente! O percurso do sol durante o dia não é perpendicular ao chão, como aqui... o sol, ao meio dia, está a menos de 45º, o que se reflete numa luminosidade de Portugal às 8h da manhã... a luz é sempre azulada, talvez também por causa da neve no chão e, ao pôr do sol, o lusco fusco mantém-se p'raí 1h!! Do avião vi o pôr do sol mais lindo que já vi, num gradiente de vermelho incandescente até ao preto cerrado, passando pelo laranja, amarelo, púrpura, azul cueca, azul turquesa, azul escuro... é mágico! Na Suécia é tudo diferente... tudo! A água é gelo, branco por todo o lado, eles metem areira nos passeios para a neve não escorregar, então é um misto de lama com gelo com areia... os telhados são muito inclinados e escuros, as igrejas são cor-de-salmão e nuas por dentro, há placas nas paredes de Gamla Stan a avisar para se andar no meio da estrada porque há risco de queda de gelo (que mata!), não há trânsito, não há acidentes, apesar do gelo nas estradas, as pessoas andam na rua o mínimo indispensável e sempre a correr (também, com aquele frio!!)... e por isso é que foi fantástico ver o que é mesmo o INVERNO!
Mas voltemos à história... segunda fui à praia de Lappis (vide foto braços abertos), que é na margem de um lago competamente congelado, com pessoal a fazer cross-country skiing em cima dele! Depois andei por Gamla Stan, primeiro com a Leiloca que, quando teve que ir para as aulas, me deixou com o Marcelo... fomos a Kungsqualquercoisa onde putos se divertiam nas suas férias de neve a andar de patins no gelo ou a fazer sku ou a andar de pónei... lindo! depois fomos a um mercado lindo, de luxo, e à noite ao sítio mais brutal... um bar de jazz, em Gamla Stan chamado Stampen, onde uma banda tocava um sonzinho New Orleans, óptimo e muito quente, enquanto a neve caia lá fora! Voltámos para Lappis quando o Stampen fechava, às 00h45!!
Terça feira foi turismo puro... Sodermalm ver as "really-old-wooden-houses", que nenhum sueco parecia saber onde era, embora sejam as únicas de Estocolmo! É um sítio lindíssimo, com uma vista espectacular sobre a cidade branquinha!! Depois o city hall, mais Gamla Stan (a alfama feat. bairro alto local!) e Lappis. A nossa noite foi sabotada por uma enchente num bar ao lado do Satmpen, por isso acabei em Stockholm by night com a Leilinha! Bom programa!!
Quarta... Íamos nós ver o VarsaMuseet, com um navio Viking que naufragou ao largo de Estocolmo e que eles conseguiram desafundar e restaurar mais de 300 anos depois... mas era caro e por isso fomos antes ao NordiskaMuseet, gratuitamente giro! Depois uma passeata por Djugarden, uma reserva natural com ursos e tudo... para mim, ursos algures a hibernar e muita, muita neve! E há uma coisa que devo acrescentar... o frio abre BUÉ o apetite... por isso, famintas e cansadas iamos a caminho do museu de design quando nos deparámos com o Garden Bar e a sua lasanha com salada a só 60 Kronors (±6€) e por lá ficámos, a rir com o Maurício e a comer! À noite, revivalismo secundariana numa festa da faculdade da Leila, em All Husset... Explico porquê... 1. como não se pode fumar lá dentro, o ar está liminho e vê-se tudo, como nas festas de secundário; 2. Toda a gente parece ter 18 anos e tentam embebedar-se rapidamente (à entrada vimos um gajo que tinha vindo fumar de T-Shirt nos -7º e que, escorregando no gelo, ficou completamente submergido em 5cm de neve!!); 3. anda tudo no engate, putos ao melos pelos cantos, naquela curte de apalpadelas e beijos com língua; 4. NINGUÉM sabe dançaR!! Foi só rir (não foi Leila?!?!)
Quinta... a Leila tinha aulas e trabalhos de grupo e entregar livros (Leila, já pagaste a renda?!?!) e por isso decidi ir ao sul de Estocolmo a Hammarby Backen FAZER SNOWBOARD... foi lindo! No fim do dia já subia sozinha e sem ajuda o saca-rabos e descia a montanha... ok, colina, quase sem cair, e a manobrar, travar, saltar!! Foi muito muito fixe!! O único senão foi que não tinha roupa de neve e por isso fui de calças de ganja... o meu rabo estava tão congelado que nem o sentia... enquanto estava no sobe e desce, o frio não era problema, apesar de estar a nevar e a ventar muito... mas quando finalmente o meu corpo disse, "ou bazas ou morro de hipotermia", depois de 5h sem parar sequer para comer e eu resolvi que não era de ferro e que me ia embora, foi o pior... atravessar Estocolmo (Lappis é no Norte) de rabo molhado, neve em tudo o que é ranhura, a tirintar foi.... nem me quero lembrar! Quando me reuni à Leila em T-Centrallen ela até ficou assustada... resultado... chegando a Forskerbacken fui bué mimada... a Leila pôs-me no banho morno que para mim fervia, trouxe cházinho e torradas e fomos dormir a sesta! à noite, embora o Marcelo fosse tocar no Stampen, o meu corpo recusou-se a sair... e ainda bem, senão tinha morrido!
Sexta, supreendentemente, não acordei doente... fizémos tudo nas calmas e saímos com o Alex e o Tush (?!?!) até à tal praça de KungsAh-e-tal a um café adorável até à hora de me ir... a Leila levou-me de novo a Central station onde usei o meu retorno do Arlanda Express (€38 para menos de 20 minutos para ir e outros para voltar!!)... apanhei logo o primeiro, contaminada com os genes de pontualidade absurda da mamma e mal me despedi da Leila... a vantagem foi que a choradeira foi, para mim, no comboio e no aeroporto e não na plataforma... Agora as manas só em Maio (né Leiloca?!?!)
(quick-post)
BALANÇO: Estocolmo é uma cidade lindíssima, parece um postal holográfico gigante, um museu, uma cidade de brincar! É tudo ao contrário do que é cá... O snowboard foi massa!! IU-HUU... Mas o melhor de tudo foi passar novamente um tempinho com aminha querida mana-boa.... já tenho resmas de saudades... agora é a vez da Sara, que já lá deve estar by now... divirtam-se suas kengas!!
Hej do,
c
12 comments:
Não há como os blogs para saber as novidades! Os contactos e conversas pessoais transformam-se em virtuais!E até tive o direito de ver três fotos! Melhor que nada!
Beijinhos
Mãe
mmmmaaaaana-boa!!!
ate maio! adorei ter-te ca!
obrigada por teres vindo! foi brutal!
chuuuuaaaac!
leila
esqueceste-te de contar dos posters
***
Clara(a.k.a = mana boa snowboarder) a temporada de snowboard ainda nao acabou...aguardamos combinações nevaticas!
mr.wolf
snowboard? é não é?... que tal pedir umas calças de snow aos putos da portela!...surfar quentinho é bem melhor...
SIM, e a neve ainda não acabou, há pra i umas combinações!???
Sierra here we go!
Pest
meninos,
quando se der essa tal viagem, façai o obséquio de me avisar... se o orçamento mo permitir, irei com vocês! (tu já podes fazer snowboard jaime? e o teu joelho magoado??)
beijinhos,
c
leiloca,
a história dos posters fica entre nós as duas e as 250 pessoas a quem já contámos! no need to make it public!
besos
c
Gracias pela preocupação com o meu joelhinho!
Efectivamente depois de duas sessões de fisioterapia. Uma primeira de duas semanas e depois mais duas semanas intensivas, tou safavel o que ja me permitiu ir a praia e dar umas corridas!
Qt a neve(nao sei nao)tou prestes a sair da minha agencia=nao guita...se souberes de alguem que precise de designer(urgente mesmo)...avisa
bjus jayjay
ve para onde vai aki o duarte do trabalho qd a empresa acabar...
http://secretsumatra.com.au/
jayjay
Fico feliz que tenhas gostado das tuas férias. O norte à parte pelo frio, até que nem é assim tão mau.
Leila se ficar com uns trocos ainda apanho o ferry pelas viking lines e depois dás dormida à amiga da amiga da mana porque ainda só não fui a estocolmo por falta de dinheiro para o hotel. Claro está que o ferry tb faz Estocolmo - Helsinki e tu Leilocas és sempre bem vinda pelo tempo que bem entenderes.
Beijos.
ola paula paola ;p
vou a hensinqui no proximo fim de semana, mas vou só um dia pelo que não preciso de guarida (thanks anyway!)
no entanto, em sempre bem vinda chez leila, se quiseres visitar estocolmo. pede o meu nº à clara, ou manda-me um mail.
kiss kiss
leila
****
ps: está um frio do caralho!!
Fica cá o fim de semana todo.
Eu dou-te paparoca e levo-te aos sítios BRUTAIS.
Vá não sejas menina, mulher que é mulher e gosta de frio tem que passar pelo menos dois dias ne HELSINKI GUETO.
PS. Bota frio nisso. Não há dedinho da minha mão que não esteja cortado.
Post a Comment