Friday, April 13, 2007

o dia da paraskavedekatriaphobia


Hoje é sexta-feira 13. Dia de azar para Portugueses, Alemães, Polacos e Ingleses.

Diz que andam no ar espíritos malígnos, bruxas aproveitam as más vibrações para feitiçarias tipo voodoo e a malta, que ouve isto desde que nasceu, borra-se claro!!


Mas afinal... donde é que esta ideia pateta vem? (Tive que dismistificar porque sou, e cada vez mais, supersticiosa...)

O número 13 tem sido muito mal tratado, provavelmente porque, na última ceia de Cristo, estavam à mesa 13 pessoas... devo confessar que eu sou daquelas para quem o 13 até é porreiro, gosto dele e é um dos meus números. Talvez tenha a ver com o facto de não ser católica senão oficalmente... mas não me cruxifiquem... tinha 6 meses e, mesmo com a guela aberta em sinal de recusa da operação, fui ignorada e baptizada!... o que até veio in handy, senão não podia ter afilhados.

A sexta feira era vista como um dia de azar na idade média, porque diz que foi à 6ª que Eva deu a Adão a fatídica maçã que nos expulsou a todos do paraíso. Mas hoje, já todos contestamos a veracidade da situação... e hoje em dia as sextas têm uma óptima conotação: é o último dia de trabalho da semana, é o dia da borga, da expiação dos pecados laborais da semana! Portanto, não é por aí...

E a ligação de sexta com 13? Pois diz que tudo começou em 1307... Foi sexta feira dia 13 de Outubro de 1307 que Filipe IV de Espanha iniciou a caça aos Templários, tendo encarcerado (e sabe deus mais que mais!) uns quantos - diz que uma data deles - neste dia. No entanto, as primeiras referências à ligação de sexta 13 e azar datam do século XIX... porquê? who knows...


Mas esta crença tem tanto impacto que há 17 milhões de pessoas em tudo o mundo que nem conseguem sair da cama neste dia... sofrem de paraskavedekatriaphobia, fobia às sextas 13! Este ano há mais um, em Julho... Pode ser que haja menos trânsito na ponte!!

No comments: