
Há uma semana em Atenas posso com toda a convicção afirmar que é uma banhada. Feio que dói... horrível mesmo!! Os Atenienses são antipáticos como a porra, ninguém se preocupou connosco, deixaram-nos aos cães e aos cães nos fizémos com ânimo. E fomo-lo perdendo e perdendo!!
Na segunda em que cheguei fomos jantar a Monasteraki, um bairro antigo aqui de Atenas e deliciei-me com uma salada grega, resmas de feta e tomatinho fresco!! A Acrópolo iluminada no topo do monte, fica sempre bem!!... Terça comemos ao pé do hotel, Souvlaki que é pita recheada cenas, a minha com feta e tomate, claro! Quarta chegou a Sara, a Italiana que vai fazer mais ou menos o mesmo trabalho que nós para Itália e, coitada, metaram-na num Apartotel desterrado do centro, a milhas do metro ridiculamente pequeno que eles aqui têm e nem se dignaram a lavá-la a

conhecer nada! Adoptámo-la e quinta fomos os 3 à boleia com a Eleni, uma rapariga daqui da Upstream e que tem um second job como manager num restaurante à beira mar, banhar o pé no Egeu, em Vlalal...(??). É relativamente perto de Glyfada onde jantámos... Fomos de volta para o hotel com taxista ex-gigolô que vinha a fazer um manifesto sobre as mulheres... hilariante!! Sexta fomos jantar outra vez em Monasteraki e fomos dar uma voltita pela rua dos bares de Atenas... é uma verdadeira seca música de merda e gente toda arranjada, mas ao menos têm cá El Capitano, que me salvou a noite!!
Estava expectante quanto a sábado, o dia que iria salvar a honra de Atenas. É que toda a gente aqui é mal educada, arrogante e pertenciosa! Suponho que se achem melhores que o resto do mundo porque há 3000 anos tivéram uma civilização que o mudou! Vivem à sombra da história!

As mulheres aqui andam todas como se fossem para uma passagem de modelos, super maquilhadas, super vestidas, super penteadas! Os homens são feios como pedras. Os taxistas são arrogantes, já nos mandaram sair do taxi sei lá quantas vezes porque não lhes interessa a corrida, mesmo depois de já estarmos a rolar!! E, mesmo com gente no carro, páram às pessoas que os chamam!! O Alex, o venezuelano daqui, que é guia turistico à noite ( aqui toda a gente parece ter 2 trabalhos!!) explicou que eles podem levar mais alguém se o cliente o permitir mas nem sequer pedem autorização!! Tens que ser tu a dizer, "Eh pá, não quero levar mais ninguém!"... E se o fizeres ficam lixados e tratam-te mal!! :S
Por isso estava à espera que a Acrópole os salvasse do seu pertenciosismo!! Talvez merecessem mesmo sentir-se superiores... mas não!! É, literlmente, um monte de pedregulhos que te dizem numa placa ter sido um teatro, uma casa, uma cisterna... é preciso mesmo muita imaginação!! O Parténon está em obras de recuperação desde 1983!!!

Cheio de andaimes, não te podes aproximar mais do que para a foto. Milhares de turistas pousam tentando esquivar-se dos outros, é um pesadelo!! E depois tens os "guardas"... apito na boca, reclamam com os turistas como quem enxota um cão vadio!! Não podes fazer pouses engraçadas, mesmo que não tenham nada de desrespeituoso... Não podes tirar fotos com estátuas à tua frente, só por trás, não podes, não podes não podes.... só ver!! É revoltante haver tanta regra principalmente quando estes patetas estragaram metade das ruinas construíndo uma linha de comboio no meio da Acrópole, que divide a dita da Plaka, um dos bairros mais giros de Atenas! O almoço na Plaka redimiu um bocadinho... consegui, finalmente, comer beringelas com feta... Hurra!! À tarde passeámos um bocadinho pela feira de rua de Monasteraki e até havia coisas giras, mas tudo a puxar para o caro. Aqui não há escrúpulos no chupanço ao turista, paga-se 12€ para a Acrópole e paga-se a refeição com vista a peso de ouro! Até as tascas, tabernas gregas, só têm comida de turista e nunca se vê nenhum grego a comer fora que não seja o Souvlaki!!

Ontem fomos a uma ilha! Queríamos ir a Hydra, que no guia diz ser uma ilha amada por escritores e pintores e artistas afins. Mas o taxista deixou-nos à enmtrada do porto que não tem indicações nenhumas de em que doca se apanha o barco para onde! Ou sabes de onde sai o barco e onde se compra o bilhete ou fodeu... para nós fodeu por 2 minutos!! E como era dia de eleições e os gregos têm que ir votar ao seu sítio de origem, os outros barcos estavam lotados! Tivémos que mudar de planos e, como estava determinda a divertir-me, fomos a Aegina, uma ilha a 40 minutos de Atenas no "Golfinho Alado". Ainda bem que não deu para ir a Hydra, que até é giro não ter carros nem motas e sóm poderes


andar de burrico, mas isso condiciona-te os movimentos! Em Aegina alugámos uma Scooter e fomos finalmente relaxar no mar Egeu!! Tive que comprar um googles porque o mar era tão lindo, tão incrível o fundo que valeu cada penny!! Démos uma voltinha à ilha, comemos polvinho grelhado e pasta com gambas e relaxámos na vilita antes de apanharmos o barco de volta. O dia de ontem fez com que percebesse que há a Grécia e há Atenas! Em Atenas, para mim, nada vale a pena... Nada!! As ilhas devem ser todas maravilhosas, há

ainda Meteora, um sítio com os mosteiros empoleirados em rochas incríveis mas onde não vamos conseguir ir porque é a 400kms de Atenas (podem checkar net, mas é aquele sítio ondese passa um James Bond com o Roger Moore!!)...
Estamos a meio... Agora querem que cá fiquei mais 3 meses... Atenas deixa-me muito preocupada quanto à minha felicidade caso isso tivésse que acontecer!! Mas depois também haveria o resto tudo para explorar... Não sei... Que acham?!?!
Por agora mil beijinhos com saudades!!
E miao-miao aos meus belos gatinhos (os 3!)
6 comments:
Hi Dona Clara!
Historically speaking, Greek culture and philosophy have more affinity to the Orient than the "West", and in the orient the former is known as Ionian (Ionians were the original settlers living around the margin of the sea named after them, ie., Ionian Sea).
I am not surprised with your description;
"É que toda a gente aqui é mal educada, arrogante e pertenciosa! Suponho que se achem melhores que o resto do mundo porque há 3000 anos tivéram uma civilização que o mudou! Vivem à sombra da história! As mulheres aqui andam todas como se fossem para uma passagem de modelos, super maquilhadas, super vestidas, super penteadas! Os homens são feios como pedras..."
That is an illustration of cultural bastardization, namely, merge of oriental and occidental cultures resulting in loss of identity!
Yes darling, it is worth staying there longer since it gives you opportunity to explore Grecia in depth, given the fact that there it would be less heat and a fewer tourists around.
With huge hug and expectation for lots of photos in tour web album.
uow. nem sabia que já tinhas ido!!!
gostei das fotos. não deixes que seja a antipatia (ou indefenição segundo o comment anterior) dos gregos que te faz gostar menos do sitio.
é uma oportunidade do caraças para conheceres uma cultura tão perto e tão longe da nossa.
beijos bons
de saudade e sardinhas
C.
ola!
que pena que atenas nao correspondeu às espectativas...
o que vale e o feta e as ilhas para redimir!
beijo grande! tenta aproveitar ao maximo!
***
Be calm que quando chegares a Santorini vais esquecer completamente a parte má da cultura Grega. E convenhamos, a paisagem e a paparoca valem por tudo, right? Belas pics ;) Aproveita ao máximo!!!
See ya soon! Bjs
Pelo visto em 30 anos nada mudou, porque a minha opinião quando visitei a Grécia foi essa - Atenas não vale a pena, mas as ilhas são maravilhosas. Afinal Atenas parece estar ainda pior porque há 30 anos não havia andaimes nem comboio na Acrópole. Mas as ilhas são lindas e a comida tem coisas boas. Portanto esquece os gregos, que aliás depois de term sido colonizados pelos turcos durante centenas de anos, já pouco (ou nada) têm dos gregos antigos. Aproveita o que é bom e esquece o que é mau nestes últimos dias! E até domingo! Bjs M
Fica fica e vamos as duas descobrir alguma coisa boa em atenas! Tenho a certeza!!! Veijuu e queijo Fetaaa
Post a Comment